quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Edifício Joelma

[PauloBahia_Joelma.jpg]O Brasil também tem os seus casos de lugares assombrados e o mais famoso deles é o edifício Joelma, um prédio de São Paulo que pegou fogo no dia 1 de fevereiro de 1974 deixando 179 mortos e 300 feridos.
Enquanto o prédio era consumido pelas chamas, muitas pessoas morriam, tanto carbonizadas quanto por se jogarem do prédio.
Tudo conspirava a favor da desgraça, os bombeiros não tinham equipamentos especiais para controlar o incêndio e os helicópteros não tinham acesso ao local pois o prédio não possuia heliponto, tornando o resgate muito mais difícil.
O prédio foi fechado para reforma por 4 anos e reabriu com um novo nome, que está até hoje: Edifício Praça da Bandeira. No entanto os espíritos das pessoas mortas no incêndio parecem não ter abandonado o lugar. São inúmeros os relatos de fantasmas, vultos, aparições, ruidos, gritos e assombrações nesse prédio.
A história mais interessante é a das treze pessoas que tentaram escapar por um elevador. Não conseguindo, morreram carbonizadas em seu interior. Devido ao estado dos cadáveres os corpos não foram identificados, pois naquela época ainda não existia a análise de DNA. Eles foram enterrados lado a lado no Cemitério São Pedro.
[Joelma%203.jpg]A história deu origem ao mistério das Treze Almas e a elas são atribuídos milagres, ficando conhecidas como as 13 Almas não identificadas.
O local atrai centenas de curiosos, principalmente às segundas-feiras, dia das almas. Ao lado da sepultura, existe hoje uma capela.
Algumas pessoas contam que as vezes ouvem choros, gritos e pedidos de socorro vindos das sepulturas e que só param quando colocam água sobre o túmulo.

Em 1979, a história de Volquimar, uma professora que morreu no incêndio, se transformou no filme “Joelma, 23º andar”. O roteiro é baseado nas cartas psicografadas por Chico Xavier que estão no livro “Somos Seis”. Fatos estranhos ocorreram durante as filmagens, como ruidos estranhos no local onde não havia ninguém, refletores que eram "derrubados" embora estivessem bem fixados, sendo um dos fatos mais incríveis, foi a imagem de uma "pessoa" que não estava nas filmagens ao lado dos personagens em uma das cenas, indicando nitidamente ser um dos possíveis "Fantasmas do Edifício Joelma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário