domingo, 23 de janeiro de 2011

Baychimo

O Baychimo é um dos mais sensacionais casos de navio fantasma de que se tem notícia.
Em 1931, o cargueiro a vapor americano Baychimo fazia a viagem de volta para os EUA transportando uma carga de peles quando ficou preso em uma calota de gelo na costa do Alasca. A tripulação rapidamente abandonou o navio temendo que ele tivesse sido seriamente avariado. Os tripulantes então seguiram por terra até o vilarejo de Barlow a cerca de meia milha de distância.
Dias depois retornaram ao local e descobriram que o Baychimo havia se soltado da posição original, mas que havia encalhado em outro banco de gelo. Um avião foi enviado pela Companhia Hudson Bay que era proprietária da embarcação a fim de resgatar 22 dos tripulantes, outros 15 ficaram no Alasca e montaram um acampamento para proteger o navio e sua carga.
Dois meses depois, uma forte nevasca caiu sobre a região e quando finalmente o tempo melhorou o Baychimo havia desaparecido sem deixar vestígio. Supostamente o navio havia afundado, ou assim pensaram os tripulantes. Alguns dias mais tarde, um pescador afirmou ter visto o navio navegando à esmo, cerca de 72 quilômetros do local original. Dali em diante, o Baychimo foi visto várias vezes tornando-se um famoso navio fantasma.
O último avistamento do Baychimo ocorreu em 1969, mais de 38 anos depois dele ter desaparecido, um grupo de inuits viu o navio de 1300 toneladas preso a uma geleira. Em 2006, o governo do Alasca iniciou um programa chamado "Ghost Ship of Alaska" que visava determinar o que realmente aconteceu com o Baychimo e se ele poderia ser de alguma forma resgatado.
Até o momento, o navio continua desaparecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário