domingo, 23 de janeiro de 2011

Octavius

Embora atualmente seja considerada mais lenda do que qualquer outra coisa, a estória do Octavius permanece como uma das mais famosas narrativas sobre navios fantasma. A história tem início em 1775, quando um baleeiro chamado The Herald se chocou com um navio chamado Octavius, à deriva próximo a Groenlândia.
Tripulantes do Herald foram à bordo do Octavius, onde descobriram os corpos dos passageiros e tripulantes congelados pelo frio ártico. Mais incríel, descobriram o capitão ainda sentado em sua cadeira enquanto escrevia em seu diário de bordo. O relato no diário por si só era perturbador: segundo o documento, o Octavius havia ficado preso em uma geleira e se viu impossibilitado de escapar. A tripulação então foi obrigada a ficar à bordo pois não havia onde se refugiar. A anotação final tinha 13 anos e se encerrava com um pedido desesperado de ajuda a quem quer que pudesse ajudá-los.
De acordo com a lenda, o Capitão do Octavius havia apostado que conseguiria retornar à Inglaterra por uma rota alternativa que cruzava a passagem Norte. Foi justamente ali que o navio ficou preso no gelo. Se o relato pode ser levado em consideração, o Octavius teria ficado preso enquanto seus tripulantes definhavam de fome e frio. Anos mais tarde, ele teria se libertado de sua prisão e navegado como um navio fantasma - com a tripulação e capitão mortos há anos - até ser encontrado pelo Herald.

Nenhum comentário:

Postar um comentário