terça-feira, 27 de setembro de 2011

A morte dos Beatles

051209_with_the_beatles.jpgMuito menos conhecida do que a morte de Paul, esta lenda envolvendo o grupo The Beatles é igualmente interessante. Ela propõe uma visão diferente dos fatos. E se a história da morte de Paul McCartney fosse ao contrário e, naquela época, todos os Beatles estivessem mortos menos Paul? A teoria é que Ringo morreu em 1963 e foi substituído por um sósia; George morreu em 1964 tendo o seu lugar sido ocupado por um sósia; no ano seguinte John também morreu e - adivinhe - foi igualmente substituído por um sósia. Como se não bastasse, o substituto de Ringo morreu num acidente (o de 1966 que produziu os rumores sobre a morte de Paul, só que o morto não era ele e sim o 2º Ringo) e conseguiu-se arranjar um segundo sósia para o sósia de Ringo.
Apesar de não fazer tanto sentido quanto a lenda original sobre Paul, as "provas" apresentadas são bastante consistentes. Comecemos pela análise das capas dos álbuns.

051209_hard_days_night.jpg

O ano de publicação de With the Beatles (1963) foi o ano da suposta morte do Ringo original. A capa é inequívoca: a fotografia deslocada do ex-baterista diz tudo. Aliás, estão todos vestidos de preto, o que faz alusão a luto. No ano seguinte sai A Hard Day's Night. Como George Harrison tinha morrido recentemente, a capa do álbum dá conta disso de modo subtil com uma fotografia de George de costas.

 051209_help.jpg

Na capa de Beatles for Sale aparecem todos vestidos de negro, mais uma referência aos saudosos companheiros passados. No ano seguinte (1965) é lançado Help e é também o ano em que morre John, de acordo com a lenda. Os sinais de semáforos não indicam HELP como seria suposto mas sim NUJV o que significa New Unidentified John Vocalist. O "duplo" já estava desempenhando o seu papel. Passemos agora às letras das músicas.

Em I'm Looking Through You (de Rubber Soul), Paul canta You don't look different but you have changed (vocês não parecem diferentes mas mudaram) uma referência às três substituições. No álbum Revolver John (ou melhor, o seu sósia) canta a música I'm Only Sleeping (estou apenas dormindo) - uma metáfora para a morte. No mesmo ábum, na faixa She Said She Said, canta I know what it's like to be dead (eu sei como é estar morto). Em A Day in the Life (que como todos sabem, se refere ao acidente de 1966) ouve-se um despertador. O seu toque (ring) só pode ser uma referência ao falecido Ringo Starr...
Por fim no famoso White Album (1968) aparecem mais pistas, as derradeiras. Começa com Yer Blues onde o sósia de John afirma peremptoriamente If I Ain't dead already (se eu não estivesse já morto). Mais à frente na faixa I'm so tired a prova concludente: no fim da música John pronuncia diversas sílabas sem sentido que, quando tocadas de trás para a frente, se transformam em... Paul, I'm dead (Paul, estou morto).
Seria tudo isso apenas uma jogada de marketing, assim como a outra versão da morte de Paul, ou algo realmente aconteceu com os Beatles? Cabe a você julgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário