terça-feira, 27 de setembro de 2011

Agulhas contaminadas com Aids em locais públicos

Uma das lendas urbanas mais aterrorizantes é a da seringa infectada com o vírus da AIDS. Essa lenda existe em várias versões e diversos idiomas e percorre a internet desde 1997. As cidades e as circunstâncias onde teriam ocorrido os supostos ataques são as mais diversas e mudam segundo o idioma e a versão. Um cinema em Dallas no Texas, outro em Denver, no Colorado. Em Escondido, Califórnia, um estudante teria sido atacado numa boate. Outras cidades como Toronto, Vancouver e Montreal no Canadá; San Diego, Oakland, Seattle, Nova Iorque e Filadélfia nos EUA; Bombaim, na Índia; Paris e Issy-Les-Moulineaux na França; Cidade do México e São Paulo também são mencionadas. Algumas vezes, a lenda é mais imprecisa e fala na Inglaterra, Havaí, Austrália, Equador e Alemanha sem dizer o nome da cidade onde teria ocorrido o suposto atentado.
A história fala de pessoas que adquiriram o HIV com agulhas deixadas em locais públicos, no cinema, teatro, na versão brasileira o foco principal eram os orelhões. Na época da difusão do mito não haviam cartões telefônicos, mas sim fichas. Quando as pessoas enfiavam o dedo no compartimento para pegar sua ficha, eram espetadas pela agulha contaminada.Todas as versões da história tem um ponto em comum:  junto a agulha contaminada há um bilhete deixado para a vítima contendo sempre uma mensagem semelhante: "Bem vindo ao mundo da AIDS"
Mas afinal é possível se contaminar dessa forma? De acordo com especialistas, não. O vírus HIV sobrevive pouquíssimo tempo fora do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário