domingo, 27 de março de 2011

Mula - Sem - Cabeça

A lenda fala de uma mulher que pratica hábitos moralmente duvidosos, como manter relações sexuais com um padre, homens casados e, mais raramente, com animais ou com os próprios filhos. Uma vez caindo em pecado grave a mulher será castigada por Deus ou pelos espíritos que todas as noites de sexta feira a transformariam em uma equina com uma chama no lugar da cabeça.
Transformada, ela sai aos campos matando gado, assustando as pessoas e causando destruição e confusão. Existem diversas narrativas desta lenda ao redor da América Latina, mas  todas possuem caracteristicas em comum:
O Corpo apresenta a cor marrom ou preta; a cabeça é parcial ou totalmente recoberta com um fogo constante que não a consome; seus cascos ou ferraduras são de aço ou prata; quando irritada seu relincho é muito alto e pode ser ouvido por muitos quilômetros; quando mais quieta pode-se ouvir o choro e o soluçar como uma mulher; costuma aparecer na madrugada de quinta/sexta, principalmente se for noite de Lua Cheia.
Como eliminá-la? Existem maneiras de acabar com o encantamento que fez a mulher virar Mula-Sem-Cabeça. Uma delas consiste em uma pessoa arrancar o cabresto que ela possui, outra forma é furá-la com algum objeto pontiagudo tirando sangue (como um alfinete virgem). Quando morta por algum aventureiro, ela volta ao seu formato humano, muitas vezes sem a cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário