domingo, 27 de março de 2011

Lobisomem

Os licantropos ou lobisomens são criaturas mitológicas humanas que se transformam em lobos. Podem infectar os humanos com uma mordida e a sua transformação é ligada à lua cheia.
Algumas variações dizem que ele se transforma em noites em que sente extrema raiva, só voltando à forma humana novamemente quando se acalma.
No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera.
Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte.
Em Portugal, mais concretamente no interior Beirão, existe uma versão um pouco peculiar que se desvia da tradicional lenda do lobisomem. É referido que uma pessoa que padeça desse mal ou estado de espírito sai pela noite afora, tendo de percorrer sete castelos e voltar ao sítio de onde saiu ainda antes do amanhecer. Diz-se que se transforma nos restos dos animais que apanhar no seu caminho, ou somente no primeiro que encontrar.
Algumas lendas também dizem que, se um ser humano for mordido por um lobisomem e não encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomen para toda a eternidade.
Os lobisomens teriam força e olfato sobre-humanos, muito mais intensos que o do homem ou mesmo dos lobos.

Como eliminá-los? Embora algumas pessoas afirmem que o fogo também mata um lobisomem, a tradicional bala de prata no coração é o melhor meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário