segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Curupira

De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. É um anão de cabelos vermelhos com pelo e dentes verdes e os pés voltados para trás. Como protetor das árvores e dos animais, costuma punir os agressores da natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte.  A primeira coisa que se deve fazer é tirar da cabeça aquela figura do Curupira como um simples menino levado. Nada poderia ser menos fidedigno do que imaginar essa criatura com a inocência e a ingenuidade de uma criança. O Curupira original, aquele que assombrava as noites dos índios e os sonhos dos bandeirantes é um dos seres mais perigosos e maliciosos que a cultura brasileira produziu. As histórias vindas desde os tempos em que os índios apenas habitavam as terras brasileiras, contam casos de investidas violentas, abusos sexuais, rapto de crianças e horror psicológico.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o Curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos da florestas". Há uma versão que diz que o Curupira, como castigo, transforma os filhos e mulher do caçador mau em caça, para que este os mate sem saber.
Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai-do-Mato, Caipora,Caiçara, Caapora, Anhanga, etc. Para os Índios Guaranis ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um Porco do Mato.
De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família. As crianças encantadas pelo Curupira nunca voltam a ser as mesmas depois de terem vivido na floresta. Os contadores de lendas dizem que o monstro adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. Ele fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.
Como eliminá-lo? A pessoa que estiver em uma floresta e suspeitar que está sobre o encantamento do Curupira deve pegar um pedaço de cipó e fazer dele uma bolinha. Deve-se tecer o cipó muito bem escondendo a ponta, de forma que seja muito difícil desenrolar o novelo. Depois disso, a pessoa deve jogar a pequena bola bem longe. Diz a lenda que, de tão curioso, o Curupira não resiste ao novelo. Senta e fica lá entretido tentando desenrolar a bola de cipó para achar a ponta. Vira a bola de um lado, de outro e acaba se esquecendo da pessoa de quem encantou. Dessa forma, desfaz-se o encanto e a pessoa consegue encontrar o caminho de casa. Assim se livra do Curupira. Não se sabe uma forma de matá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário