quarta-feira, 27 de julho de 2011

Deuses Africanos

Oxalá= Chamado de grande Orixa, é o criador do homem, senhor do principio da vida, da respiração e do ar. Castigado por Exu por não lhe oferecer uma oferenda, bebeu muito e, bêbado, não pôde criar o mundo. Restou a ele criar os humanos. Ainda, embriagado, modelou seres distintos, dando origem à diversidade.

Exu= Mensageiro entre Orixás e humanos, foi imcubido de receber numa encruzilhada os presentes das visitas de Oxalá, enquanto ele criava o homem. Por isso, ele não executa pedidos sem algo em troca. Tem personalidade vingativa, que o fez ser associado ao demônio cristão por missionários europeus.

Ogum= Deus da guerra e dos caminhos, da tecnologia e das oportunidades de realização pessoal.Dono do segredo da forja, que cria instrumentos mais resistentes para a agricultura e lanças para caçadores e guerreiros. Álem da enxada, seus símbolo é a espada, que o fez ser ligado aos católicos santo Antônio e são Jorge.

Xangô= Governador da justiça, foi um dos primeiros reis da cidade de Oió, que dominou por muito tempo diversas cidades iorubanas. Geralmente quem o incorpora usa uma coroa, demonstrando seu nobre posto. É o patrono das religiões dos orixás  no Brasil e marido de Iansã, Obá e Oxum, deusas de rios africanos.

Iansã= Dirige o vento e as tempestades e é também deusa da sensualidade feminina. Seu nome quer dizer "mãe nove vezes" e, segundo o mito, precisou fazer uma oferenda para conseguir ter a prole. Mãe batalhadora, vendia dendê para sustentar os filhos. Outra lenda diz que teria sido uma princesa na cidade de Irá, em 1450 a.C.

Oxóssi= Orixá das florestas, de onde se retira o sustento. Na África, teria sido rei de Ketu, cuja população foi destruidaq pelos inimigos jejes. Por isso, sobreviveu apenas no Brasil, ode é padroeiro dos Ketus. Incorporado, segura arco e flecha e dança como se estivesse caçando. Em alguns mitos também é irmão de Ogum.

Lemanjá= Senhora das águas, tem o culto ligado ao rio Níger, na África, onde também é celebrada entre as divindades femininas primordiais, donas do conhecimento e do feitiço. É mãe dos Orixás porque ajudou a criar e povoar a Terra. Em sua festa, dia 2 de fevereiro, devotos oferecem flores e presentes ao mar.

Omulu= Senhor da peste e conhecedor de seus segredos e curas. Por ter no corpo as marcas da varíola, uma das doenças a que os escravos foram expostos, tem sincretismo com são Lázaro, cujo corpo também é coberto de chagas. Nos ritos, sacode o xaxará, feixe de palha com cabaças que guardam remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário