terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lost in La Mancha

Terry Gilliam ganhou fama como um diretor azarado. Todos os seus filmes tiveram problemas. No último, "O mundo imaginário do Dr. Parnassus", o astro Heath Ledger morreu durante as filmagens. Mas nenhum supera o filme de Don Quixote, que jamais foi finalizado, mas foi brilhantemente documentado em Lost in La Mancha. Logo no primeiro dia de filmagens, descobriu que a locação escolhida na Espanha era próxima a um campo de treinamento de tiro dos aviões da OTAN, sempre vazando o som nas filmagens. No segundo dia, uma inundação e tempestade de granizo destruíram os equipamentos e descaracterizaram totalmente o local. Dias depois o ator principal, Jean Rochefort, foi diagnosticado com hérnia de disco e impedido de montar a cavalo (imagine Don Quixote sem cavalo). Os produtores acabaram desistindo e deram por perdidos os 15 milhões de dólares até então investidos.

O retorno dos Mosqueteiros

Durante o filme de 1989 O Retorno dos Mosqueteiros, o ator Roy Kinnear caiu de um cavalo em Toledo, Espanha, e quebrou o osso que forma a pélvis. Ele foi levado para um hospital em Madri, e morreu devido a um ataque cardíaco no dia seguinte. O diretor do filme, Richard Lester, desistiu de sua carreira nos filmes como um resultado direto da morte de Roy Kinnear.

Jumper

Enquanto desmontava um set simulando o clima de inverno para o filme de ficção científica Jumper, estrelado por Samuel L. Jackson, David Ritchie foi atingido fatalmente por detritos congelados. Investigadores descobriram depois que a areia e a terra congeladas na parede para efeitos de design exterior se despregaram enquanto o set estava sendo rasgado, caindo e sobrepujando Ritchie.
O filme continuou sendo filmado, eventualmente recebendo críticas generalizadas e opiniões negativas de críticos.

Atuk

Este roteiro que circula há anos em Hollywood nunca foi filmado, mas é uma das maiores lendas urbanas da indústria. É uma comédia baseada em um livro de sucesso, sobre um guerreiro esquimó que tenta se adaptar a vida na cidade grande. John Belushi foi o primeiro ator escalado para o papel, mas morreu de overdose em 82. Em seguida Sam Kinison foi convidado e começou a filmar, mas o filme teve problemas de financiamento, foi adiado e o ator morreu num acidente. John Candy foi então o escolhido, mas morreu do coração. Em seguida Chris Farley estava prestes a assinar quando - adivinhem - morreu de overdose em 97.

Apocalypse Now

As coisas deram tão errado neste clássico de Coppola, que as filmagens programadas para 6 semanas levaram 16 meses. O ator principal, Martin Sheen, teve um ataque cardíaco. O astro Marlon Brando quis desistir na última hora e depois só admitiu ser filmado na penumbra para ninguém ver que ele estava gordo. Como aconteceu em outras produções marcadas pelo azar, um furacão destruiu todos os sets de filmagens e as chuvas não deram trégua.

Triplo X

Harry L. O’Connor, o dublê de Vin Diesel no filme de ação “Triplo X” foi morto numa cena em que ele deveria ter descido de rapel a corda de um parapente e pousar num submarino. Quando O’Connor não conseguiu descer rápido o suficiente, ele bateu na ponte e morreu instantaneamente. A sua morte foi filmada na câmera.
O diretor, Rob Cohen, decidiu incluir a cena no filme, com os momentos finais editados, em sinal de respeito ao dublê.

Sangue de Bárbaros

John Wayne fazendo papel de Gengis Khan já seria um desastre em si, se não fosse pela "brilhante" escolha das locações num deserto em Utah em 1955, onde haviam sido realizados testes nucleares. Resultado: das 220 pessoas que trabalharam no local onde foi gravado o filme,  91 contraíram Câncer e, nos anos 80, 46 dessas pessoas morreram. Entre elas estavam alguns atores muito conhecidos, como o próprio John Wayne, Susan Hayward, Agnes Moorehead e o diretor Dick Powell. Especialistas dizem que em circunstâncias normais apenas 30 pessoas de um grupos daquele tamanho poderiam ter tido câncer.
O produtor do filme, Howard Hughes, contou que o filme foi tão ruim que ele comprou cada cópia feita (o que custou a ele cerca de 12 milhões na época) e se recusou a distribuír o filme. Nos quatro anos seguintes, a única pessoa que tinha assistido o filme foi o próprio Howard, que o via noite após noite durante a paranóia dos seus últimos anos de vida, até 1974 quando a Paramoun chegou a um acordo com ele. Esse seria o último filme que Howard Hughes produziria.

Top Gun

O filme de Tom Cruise, famoso no mundo inteiro, foi feito em memoria de Art Scholl. Renomado piloto acrobata, Art Scholl, 53 anos, foi contratado para  fazer as cenas de vôo mais perigosas do filme. Quando ele subiu no seu Pitts S-2, avião-câmera, no set de Top Gun – como muitas vezes ele fizera antes –  não tinha idéia do triste destino que o aguardava.
Durante a cena, Scholl relatou um problema com o avião. Ele não foi capaz de resolver o problema e bateu seu Pitts S-2 no oceano pacífico, na costa sul da Califórnia, em 16 de setembro de 1985. Nem Scholl nem o avião foram recuperados, deixando a causa do acidente como desconhecida.

Além da Imaginação - o filme

Todos conhecem ou já ouviram falar da série "Além da Imaginação", que  tratava em cada episódio de casos incríveis e, na maioria das vezes, sobrenaturais. Pois a série originou um filme em 1983, com produção de ninguém menos que Steven Spielberg. Infelizmente a produção foi marcada por acidentes estranhos e fatais. O pior deles foi a queda de  um   helicóptero, vitimando os atores Vic Morrow,  Myca Dinh Le (de apenas 7 anos) e Renee Shin-Yi Chen (de 6 anos). Durante uma cena cheia de efeitos pirotécnicos, o helicóptero (que estava voando a uma altitude de apenas 8 metros) foi atingido pelas as explosões pirotécnicas utilizadas.
Quando o rotor da cauda foi avariado por um disparo, o helicóptero comecou a girar fora de controle e caiu, decapitando Vic e Myca com as suas lâminas. Renee foi esmagado até a morte na queda.
O acidente levou a uma ação legal contra os cineastas que durou quase uma década e mudou as regras envolvendo crianças trabalhando num set cinematográfico à noite e durante cenas pesadas. O incidente também acabou com a amizade entre o diretor do filme, Landis, e o produtor, Spielberg, pois além da imprudência que levou ao acidente, os atores mirins não tinham contrato legal e o diretor levava armas de fogo com munição real nas filmagens.

Tróia

Ironicamente durante as filmagens Brad Pitt, que interpretava Aquiles, sofreu um corte profundo no seu "tendão de aquiles".Se não bastasse, o fisiculturista George Camilleri - amigo pessoal de Pitt -, quebrou a perna numa cena de batalha em que pulava de um galeão. Ele foi operado no dia seguinte, mas veio a morrer duas semanas mais tarde devido a complicações. Até o final das filmagens a equipe ainda teve que enfrentar dois furacões nas locações no México. Apesar de tudo, o filme foi um sucesso.

A profecia

Nenhum filme nesta lista teve tantas histórias trágicas como este. Pouco antes do início das filmagens, o filho de Gregory Peck se matou. Dois aviões diferentes, levando os atores e a equipe foram atingidos por raios. O hotel onde estava a equipe foi bombardeado pelo IRA, mas todos se salvaram porque estavam num restaurante almoçando. Um avião alugado para o filme foi substituído por um vôo comercial e caiu matando todos a bordo. O mais incrível, entretanto,  aconteceu com o responsável pelos efeitos especiais, John Richardson, numa sexta-feira (13 de agosto de 1976). Richardson sofreu um acidente de carro e seu assistente foi cortado pela roda dianteira. Quando conseguiu sair dos destroços, Richardosn viu uma placa na estrada que marcava Ommen 66,6 - Omen é o título original do filme e 666 todos sabem o que é.

O corvo

O jovem astro Brandon Lee faria uma cena em que seria baleado por uma Magnun .44, mas o cartucho de festim foi inadvertidamente substituído por uma bala real, que atingiu o ator no abdomen e o matou. A morte prematura de seu pai, o astro de artes marciais Bruce Lee, pouco após as filmagens de Operação Dragão, causou rumores sobre uma maldição que se abateria sobre a família. Mas aquele não foi o único acidente das filmagens. O set foi alvo de vários outros acidentes mesmo antes da morte de Lee. No primeiro dia de filmegens, dia 1 de Fevereiro de 1993, um carpinteiro foi gravemente ferido e recebeu sérias queimaduras quando o elevador que ele controlava entrou em contato com linhas de energia de alta voltagem. No dia 13 de março uma grande temprestade destruíu um dos sets elaborados causando atraso nas filmagens. Depois um contra regra achou outra bala normal numa arma e um carpinteiro enfurecido entrou na loja de Gesso do estúdio com seu carro. Além disso, um trabalhador ficou machucado quando uma chave de fenda perfurou sua mão e um Dublê caiu do telhado de um dos conjuntos.
Após a morte de Lee, um dublê profissional, Chad Stahelski, o substituiu em algumas cenas para completar o filme. Efeitos especiais foram utilizados para colocar a face de Lee sobre a face do dublê. O destino da  filmagem original que mostrava Lee sendo morto é fonte de discussão.
Enquando algumas pessoas dizem que ela foi imediatamente destruída, outras afirmam que ela foi entregue à sua família. Brandon Lee foi enterrado ao lado de seu pai.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Poltergeist - o fenômeno

Assim como "O Exorcista",  a trilogia "Poltergeist" (iniciada com Poltergeist [1982], seguida por Poltergeist II [1986], e Poltergeist III [1988]) lida com o sobrenatural e pareçe ter desencadeado uma maldição sobre o elenco. Ao todo sete atores foram vítimas, todos com uma morte violenta ou sofrida:
Dominique Dunne (22 anos): interpretava a personagem Dana Freeling. Morreu em 4 de novembro de 1982 no centro médico em Los Angeles. Dominique namorava John Thomas Sweeney, um ajudante de cozinha extremamente ciumento que não permitia que ela ficasse perto de seus amigos. Com a fama aumentando, o ciume também aumentou. O rapaz chegou a espancá-la algumas vezes. Sem aguentar mais as agressões, Dominique terminou o namoro. John não aceitou, invadiu a casa da namorada e a estrangulou. A atriz ficou em coma por alguns dias e faleceu.
Julian Beck (60 anos): fez o papel do reverendo Henry Kene, morreu do câncer do estômago em 14 de setembro 1985 no hospital de Sinai da montagem em New York. Ele obteve dispensa por um período entre o primeiro e o segundo filme. Sua morte não era inesperada pois já estava com câncer há 18 meses. 

Will Sampson (53 anos): o índio Taylor, morreu no dia 3 de junho de 1987 em um hospital de Houston (pouco depois do lançamento do segundo filme) após ter recebido um transplante de coração 6 semanas mais cedo. A causa de sua morte foi atribuída à infecção pós-operatória.
Heather O'Rourke (12 anos): a eterna Carol Anne, morreu logo após o fim das filmagens de "Poltergeist III" vítima de choque séptico em 1 fevereiro 1988 no hospital das crianças em San Diego. Teve problemas grandes com obstrução de algumas artérias do coração, que chegou a parar e ser reanimado novamente. Foi removida para outro hospital mas morreu na mesa de cirurgia.
Beatrice Straight (
86 anos): a doutora Lesh em "Poltergeist I" morreu de pneumonia em 2001.
Brian Gibson (
54 anos): diretor de "Poltergeist II", morreu em 2004 vítima de Sarcoma de Ewing (Câncer nos ossos). Essa doença é muito rara em adultos, geralmente só atinge meninos brancos de 10 a 20 anos.
Geraldine Fitzgerald (
91 anos): a avó de Carol Anne, morreu do mal de Alzheimer em 2005. 
E a maldição não acaba por aqui, vários fatos estranhos aconteceram:-Zelda Rubenstein, fez uma sessão de fotos para o filme "Poltergeist III", em uma dessa fotos apareceu uma luz brilhante obstruindo seu rosto, a própria atriz informou que, no momento em que a foto foi feita, sua mãe falesceu.
-JoBeth Williams contou que, quando voltava para a casa depois das filmagens do filme, os seus quadros estavam todos tortos. Ele os indireitava, entretanto quando voltava das filmagens no dia seguinte os quadros estavam novamente tortos.
- Enquanto o namorado de Dominique Dunne a estrangulava, ele colocou para tocar a trilha
de "Poltergeist I" no volume máximo para encobrir o barulho.
- Na terceira sequência da franquia, os atores não queriam gravar pois estavam com medo da maldição, nesta fase 5 pessoas do elenco já haviam falescido.
- A quarta parte da franquia já estava em pós-produção. Com a morte de Heather acabou sendo cancelada, 25 anos depois os produtores queriam fazer essa continuação, o papel principal ficaria com a irmã de Heather, já que elas eram muito parecidas.
 
Uma possível explicação para a "maldição" é a de que nas filmagens do primeiro filme foram usados esqueletos reais (sairia mais barato do que comprar esqueletos de plástico). JoBeth Williams confirmou esta história.
 
As maldições "acabam" por aqui, certo? Errado. Em breve sairá nos cinemas o remake de Poltergeist. Adata de estréia foi marcada inicialmente para 24 de Novembro de 2010, mais foi adiada para este ano de 2011. Agora basta saber se esse filme vai mesmo sair e se a tal maldição vai continuar.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Exorcista

Inspirada parcialmente em fatos reais, a saga de quatro filmes de terror iniciada em 1973 com o clássico "O Exorcista" coleciona uma impressionante lista de tragédias e acidentes inexplicados. Rumores (alimentados em parte pela produção) dão conta que pelo menos 9 pessoas envolvidas no projeto teriam morrido inesperadamente, além de um misterioso incêndio que destruiu parte dos cenários num final de semana, deixando as gravações paradas por 5 semanas. Carpetes e paredes foram totalmente estragados pelo fogo. Os spriklers foram acionados, mas não adiantou: o incêndio conseguiu estragar tudo com exceção do quarto onde a maioria das cenas foram gravadas. E isso é só o começo de uma lista enorme com eventos inexplicáveis. 
O ator Jack MacGowran - primeiro a morrer na história, despencando de uma tenebrosa escadaria - morreu uma semana após terminar de gravar, supostamente vítima de pneumonia. O ator Max von Sydow (padre Merrin), mal começou a gravar quando soube que seu irmão havia morrrido. A esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o bebê. O homem que refrigerava o quarto onde aconteceu as cenas de possessão morreu de maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi morto a tiros durante uma madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar fora. Outro serou o dedão do pé. A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada, sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha. Acidentes e mortes não foram as únicas "pragas" do filme, o argentino Lalo Schifrin compôs uma trilha sinistra para O Exorcista, mas o diretor Friedkin não gostou do trabalho. Preferiu então usar o tema de piano já pronto,"Tubular Bells". Schifrin vendeu a trilha rejeitada para o filme "A Casa do horror" (1979). Recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, coisa rara para um filme de terror.
Diante disso, o diretor William Friedkin pediu ao padre consultor técnico que exorcizasse os sets, mas ele apenas concordou em benzer. Um raio destruiu uma cruz de 400 anos, no dia da premiere em Roma. Foi enorme o número de pessoas impressionáveis que passou mal durante as exibições. O clima de histeria, de certa forma, garantiu o imenso sucesso do filme.
Em 1977 estreiava "O Exorcista II: O Herege", dando continuidade a eventos misteriosos. John Boorman foi a primeira escolha para dirigir "O Exorcista", mas recusou a oferta. Anos depois, assumiu as rédias do segundo longa. Durante as filmagens, contraiu uma infecção respiratória e passou mais de um mês de cama. Boorman tentou abandonar o projeto, masfoi ameaçado de processo judicial pelo estúdio e concluiu o filme contrariado.
O 3º filme é pouco conhecido e tem uma história completamente desconexa, mas engana-se quem pensa que acabou por ai, "Exorcista: o Início" também foi envolto por uma aura de mistério. John Frankenheimer,  um direitor respeitado em Hollywood, esnobou o convite para dirigir "Exorcista: o Início". Respondou um sonoro "não" aos executivos do estúdio e acabou fulminado por um derrame apenas um mês depois.
Por essas e outras, a saga de "O Exorcista" é uma das mais misteriosas e amaldiçoadas. Evidência de que não se deve brincar com o Diabo.

Filmes Malditos

Nada se compara ao cinema. Nele o homem é livre para voar, viajar no tempo, lutar contra gigantes e dragões, tudo antes do almoço. Mas o que acontece quando a história se baseia na realidade, ou melhor, quando a história começa a interferir na realidade? Os filmes abordados a seguir são cercados de mistérios atrás das câmeras. Assista-os por sua conta e risco.