segunda-feira, 28 de março de 2011

Feiticeiros, Bruxos e Magos

Estas não são criaturas sobrenaturais, mas tratam com o sobrenatural. Se diferenciam apenas pelo que praticam.

Feitiçaria: Literalmente uma receita. É como uma simpatia popular, só que funciona. Na natureza, existem certos objetos e seres vivos que têm alguma energia sobrenatural armazenada em seus corpos. Os feiticeiros utilizam-se de ingredientes mágicos para manipular a energia a seu favor. Não têm muito conhecimento espiritual nem energia mágica em seus próprios corpos. Apenas praticam "simpatias" que aprenderam com outros feiticeiros. A Macumba e o Vodoo (assunto sobre o qual falarei mais tarde) são exemplos de feitiçaria.

Bruxaria: Os Bruxos são aqueles que interagem com o mundo espiritual. A idade moderna os denomina com outros nomes como médiuns, videntes, adivinhos, curandeiros espirituais, etc. Mas na antiguidade, essas habilidades eram denominadas como bruxaria. É basicamente constituida no ato de conversar com os espíritos. Os espíritos leem mentes, preveem o futuro, transportam notícias. Tudo à serviço dos bruxos. Geralmente fazem isso por amor, amizade, ou em vista de alguma recompensa. O perigoso da bruxaria é que alguns bruxos as vezes tratam com demônios, ou um demônio específico que depois cobra suas almas por seus favores. Normalmente ele da mais tempo a elas em troca de sacrifícios humanos. Muitas vezes bruxos usam um livro de feitiços escrito por um demônio.

Magia: Os magos são os mortais mais poderosos que podem existir. Diferentes dos feiticeiros, magos usam um grimório ou livro de feitiços em si mesmos, tornando-se cada vez mais poderosos. Alguns magos ficam tão poderosos que se tornam mais fortes que demônios.  Dificilmente um mago morre de alguma outra coisa que não seja a velhice, e muitas vezes a velhice chega tarde. Eles são como viciados em cocaína, quanto mais usam mais precisam praticar magia. O problema é que toda magia exige algo em troca, normalmente vidas humanas.
Como eliminá-los? Para acabar com o poder de um bruxo, se este estiver sendo usado para o mal, basta destruir seu livro de feitiços com fogo. O mesmo vale para feitiçeiros, que normalmente também possuem um livro, escrito pelo próprio feitiçeiro, contendo seus rituais. Quanto aos magos, se estes já estiverem alcançado um estágio no qual deixam de ser humanos, deve-se queimar o coração.

Zumbi

Zumbis são humanos mortos ressucitados por necromancia, ou homens muito velhos dotados, por algum meio sinistro, de vida eterna. Muitas vezes, quando se traz uma pessoa de volta à vida, o que volta não é sempre o mesmo e a pessoa pode ter comportamentos estranhos, como um tipo de desejo de vingança. Algo que identifique os zumbis ressucitados por necromancias são as plantas ou flores nos locais que ele passa, que acabam apodrecendo.
Como eliminá-los? No caso de necromancia, colocar o zumbi no seu túmulo cravar uma faca de prata no coração. Nos demais casos, enterrar o zumbi "vivo" para que ele fique preso eternamente. Tiro na cabeça não funciona fora do cinema.

domingo, 27 de março de 2011

Ceifador

Ceifador, shinigami, eternal, colhedor de almas, Grim Reaper, morte, etc.
Todos os nomes são do mesmo ser (ou melhor, dos mesmos pois não existe apenas um, mas sim uma legião de ceifadores). O Ceifador é o Anjo da Morte, o que vem buscar aqueles cuja hora da morte chegou. Os deuses da Morte são vistos como figuras donas de um poder sobrenatural que o homem encara como um grande inimigo, um destino implacável, maligno e inevitável. E realmente o é. Sem falar que ele é o mais justo de todos os seres das sombras, porém, o mais implácavel e vingativo de todos. São invisíveis ao olho humano, só podem ser vistos por sua vítima minutos antes de sua morte. Pode alterar a percepção humana e aparecer com a aparência que desejar. É comum que na hora da morte as pessoas afirmem que estão vendo um ente querido já falecido e que este veio levá-lo para o outro lado, na verdade é apenas o ceifador assumindo uma forma que facilite a passagem para a outra vida. Os ceifadores podem parar o tempo e os relógios próximos ao local de seus aparecimentos costumam ficar congelados no minuto exato da morte da vítima. Num desses casos, um morador do Canadá relatou à dra. Rhine o que ocorreu em sua família; quando à morte do irmão de sua cunhada.
Quando o doente terminal morreu, às 6:24, ele telefonou para a família e para o médico, e em seguida preparou algo para que os visitantes pudessem comer. Além disso, era necessário ficar observando o relógio, porque a agência funerária chegaria às 9:30. Durante o café, um dos visitantes peguntou as horas, a cunhada do depoente consultou um relógio de bolso que lhe foi dado pelo seu irmão falecido; ao ver as horas, ela teve uma terrível surpresa: o relógio marcava exatamente a hora e os minutos em que seu irmão morrera.
Para ter certeza de que aquilo não era uma estranha conhecidência, ela pediu ao seu outro irmão que desse corda, para saber se ele parara por falta desta. O relógio ainda tinha três quartos de corda.
Jamais brinque com um ceifador, pois o único a perder será você. Já ouver casos de pessoas que se julgaram melhores que a morte e estas pagaram um preço alto pela sua arrogância, outros que a desafiaram nunca mais foram vistos.
Eles não possuem um lado (Bem ou Mal), trabalham pra ambos sem receber salário. Segundo a lenda todos temos planos de vida e o único que poderá mudar isso é ele. Existem pessoas que morrem sem a iterferência do ceifador. Elas ficam vagando no nosso plano, e é  trabalho dele retirá-las.
O Grim Reaper pode ser controlado através de um ritual de magia negra pesada, para tanto a pessoa precisa construir-lhe um altar feito com ossos e sangue humano. Além disso, o manipulador do ceifador usa uma cruz que é segurada ao serem proferidas as palavras do encantamento. Com o feitiço, o manipulador tem total controle sobre o Grim Reaper e pode escolher a quem matar e a quem salvar. Mas, caso o manipulador perca o controle sobre o ceifador de alguma maneira, ele se voltará contra o mesmo e o matará.
Como eliminá-los? Para tirar a “coleira” imposta ao Grim Reaper é preciso destruir o altar e a cruz utilizada pelo manipulador do mesmo. Não existe uma forma de matar a morte.

Vampiros

Estas famosas criaturas praticamente não precisam de apresentação, no entanto os vampiros da mitologia diferem daqueles do cinema e literatura. Provavelmente grande parte do que você sabe sobre eles é bobagem.
Um dos mitos criados pela mídia é a de que qualquer pessoa mordida por um vampiro torna-se um também. Se isso fosse verdade não haveriam mais humanos no planeta. No entanto a sede de sangue é real.
Para sustentar sua imortalidade eles precisam consumir uma determinada quantidade de sangue e, apesar de conseguirem se manter drenando sangue de animais, preferem o humano. Um vampiro pode manter-se atacando a mesma pessoa por meses, até anos, com ataques diários ou semanais. A vítima começará a sofrer de um mal inexplicável,  enfraquecendo-se mais a cada novo ataque da criatura. É quase certo que a pessoa atacada morrerá, pois ninguém ligará seu estado clínico a um ser  "fictício". Sua morte será creditada a uma doença desconhecida, mas ela não se tornará um vampiro. Para se transformar é preciso beber o sangue do morto-vivo. Entretanto, talvez por já ter sido humano e ainda nutrir certa compaixão pelos homens, o vampiro evita espalhar sua maldição.
Outra informação equivocada diz respeito a luz do sol. Eles não morrem (nem brilham) quando expostos a ela. É verdade que a luz incomoda e eles a evitam sempre que possível, mas são capazes de andar de dia (quando bem alimentados). Para um vampiro, andar durante o dia enfraquecido é o mesmo que uma pessoa albina ir a praia sem protetor solar durante o sol do meio-dia; certamente irá morrer, mas não de forma instantânea como mostra o cinema.
Vampiros não morrem com uma estaca no coração (ela apenas os paralisa  temporariamente), nem temem o alho (mas não gostam do cheiro), crucifixos ou água benta. Eles realmente não possuem reflexo no espelho, mas podem projetar um para enganar os vivos. Mesmo visível a todos, um vampiro não poderá ver a si mesmo.
O que é real em todas as histórias é sua imortalidade. É para sustentá-la que eles precisam de sangue (sem ele o vampiro ainda seria imortal, mas iria definhar como um cadáver). 
Sua pele é incrivelmente branca e fria, exatamente como a dos cadáveres, a não ser que tenham nos alimentado a pouco tempo. Os olhos são semelhantes a dos predadores noturnos. Suas unhas são compridas. Os dentes permanecem inalterados, exceto pelos caninos que podem ser projetados para fora e se tornarem grandes quando uma certa quantia de sangue é enviada para essa região. Isso ocorre para permitir a perfuração de veias e artérias pelas quais o vampiro se alimentará.
O único alimento necessário e permitido para a sua sobrevivência é o sangue. É preciso de sangue para qualquer simples movimento. Por exemplo, se  desejar movimentar um dedo, precisa movimentar uma parte do sangue para o dedo. Todo sangue pode ser movimentado devido a bombeamentos do coração (que continua a trabalhar, mas só que de forma voluntária. O vampiro controla quando e como quer que seu coração bombeie o sangue. O coração só sofre verdadeiras contrações para ações que realmente exerçam grande trabalho físico e/ou mental. Para a maioria dos movimentos e ações o coração nem ao menos parece se mover). O sangue não se propaga pelo corpo através de veias e artérias, como no corpo mortal, ele se propaga por um processo de Osmose, no qual vai se espalhando internamente, de acordo com os pulsos emitidos pelo coração.
Vampiros definitivamente não respiram, a não ser que queiram, pois estão mortos. E mesmo que queiram respirar precisam de uma certa habilidade. Eles são imunes a qualquer tipo de doença mortal e podem regenerar-se rapidamente de qualquer ferimento bombeando sangue para o local. Por ter o sangue super forte e concentrado, as plaquetas agem milhões de vezes mais rápido que nos humanos. O vampiro só não pode se regenerar de queimaduras solares ou por fogo porque o sangue fica bastante aquecido quando queimado e perde temporariamente suas propriedades até que abaixe a sua temperatura.
Como eliminá-los: As formas variam de acordo com a lenda, existem muitos tipos de vampiros (sobre os quais falarei mais adiante), mas em geral a melhor forma é decaptá-los.

Mula - Sem - Cabeça

A lenda fala de uma mulher que pratica hábitos moralmente duvidosos, como manter relações sexuais com um padre, homens casados e, mais raramente, com animais ou com os próprios filhos. Uma vez caindo em pecado grave a mulher será castigada por Deus ou pelos espíritos que todas as noites de sexta feira a transformariam em uma equina com uma chama no lugar da cabeça.
Transformada, ela sai aos campos matando gado, assustando as pessoas e causando destruição e confusão. Existem diversas narrativas desta lenda ao redor da América Latina, mas  todas possuem caracteristicas em comum:
O Corpo apresenta a cor marrom ou preta; a cabeça é parcial ou totalmente recoberta com um fogo constante que não a consome; seus cascos ou ferraduras são de aço ou prata; quando irritada seu relincho é muito alto e pode ser ouvido por muitos quilômetros; quando mais quieta pode-se ouvir o choro e o soluçar como uma mulher; costuma aparecer na madrugada de quinta/sexta, principalmente se for noite de Lua Cheia.
Como eliminá-la? Existem maneiras de acabar com o encantamento que fez a mulher virar Mula-Sem-Cabeça. Uma delas consiste em uma pessoa arrancar o cabresto que ela possui, outra forma é furá-la com algum objeto pontiagudo tirando sangue (como um alfinete virgem). Quando morta por algum aventureiro, ela volta ao seu formato humano, muitas vezes sem a cabeça.

Lobisomem

Os licantropos ou lobisomens são criaturas mitológicas humanas que se transformam em lobos. Podem infectar os humanos com uma mordida e a sua transformação é ligada à lua cheia.
Algumas variações dizem que ele se transforma em noites em que sente extrema raiva, só voltando à forma humana novamemente quando se acalma.
No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera.
Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte.
Em Portugal, mais concretamente no interior Beirão, existe uma versão um pouco peculiar que se desvia da tradicional lenda do lobisomem. É referido que uma pessoa que padeça desse mal ou estado de espírito sai pela noite afora, tendo de percorrer sete castelos e voltar ao sítio de onde saiu ainda antes do amanhecer. Diz-se que se transforma nos restos dos animais que apanhar no seu caminho, ou somente no primeiro que encontrar.
Algumas lendas também dizem que, se um ser humano for mordido por um lobisomem e não encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomen para toda a eternidade.
Os lobisomens teriam força e olfato sobre-humanos, muito mais intensos que o do homem ou mesmo dos lobos.

Como eliminá-los? Embora algumas pessoas afirmem que o fogo também mata um lobisomem, a tradicional bala de prata no coração é o melhor meio.

Sereia

Sereia é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe (ou pássaro, segundo vários escritores e poetas antigos). Normalmente habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali. As embarcações colidiam com os rochedos e afundavam. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade. Outra versão da lenda diz que as sereias podem assumir qualquer forma, em geral aquela com que um homem sempre sonhou. As sereias tomam a forma da mulher desejada e encantam a sua vítima, fazendo promessas de casamento e amor eterno. Mas dizem que alguém está atrapalhando, a mulher mais importante na vida da vitima; a mãe, esposa, irmã...; e por fim o induz a matá-la. Assim que o homem o faz ela desaparece, deixando apenas dor.
Como eliminá-las? A melhor maneira de matar uma sereia seria usando um punhal de bronze molhado com o sangue de algum enfeitiçado pela sereia.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Aswang

Aswang é uma criatura vampírica oriunda das Filipinas que tem a habilidade de separar a metade superior de seu corpo da inferior, adquirindo asas. Tem o aspecto de uma linda donzela durante o dia, que pode se transformar, à noite, num assustador pássaro emplumado. É uma criatura de extremo mal algoro. Acredita-se que uma pessoa que tem a sombra lambida pela Aswang está com os seus dias contados.
A sua estratégia de ataque também é assustadora. Na forma de pássaro, a Aswang pousa no telhado de uma casa e usa a sua língua longa e pontiaguda para atingir a veia jugular de sua vítima adormecida. Diz-se que o ser prefere beber o sangue de crianças e comer o coração dos adultos. Após se alimentar, a Aswang fica com o aspecto de uma mulher grávida, devido ao acúmulo de sangue na sua barriga. Ele ataca preferencialmente meninos, caminhantes solitários e mendigos, mas acredita-se que possam atacar inclusive fetos ainda na barriga na mãe.
Como eliminá-lo? Os filipinos costumam utilizar armas metálicas, o grande ponto fraco desta criatura.

Abatwa

Na mitologia Zulu, Abatwa são minúsculos seres humanos capazes de se esconder  debaixo de  folhas de grama e usarem formigas como montaria. Vivem uma vida nômade. Diz a lenda que essa criatura é muito sensível sobre seu tamanho. Ninguém deve ofender seu orgulho, pois o Abatwa pode matar usando flechas envenenadas. Pisar em um deles, mesmo sem querer, é uma sentença de morte. Se uma mulher grávida de sete meses vê um Abatwa do sexo masculino, dará luz a um menino.
Como eliminá-lo? Esmagando-os, apesar dos riscos que isso implica.

Rugaru

O Rugaru (ou Rougarou) é uma criatura lendária de comunidades francesas. Significa um homem que se transforma em um animal. Alguns povos diziam que o Rugaru era uma criatura que espreitava os pântanos e, possivelmente, os campos ou florestas. Outros diziam que o Rugaru matava os católicos que não seguiam as regras da quaresma.
A lenda fala de um homem amaldiçoado que, de repente, começa a sentir uma fome por carne insaciável, começa a sentir seus ossos mexerem sobre a pele, adquiri uma força absurda e cada vez mais sente vontade de comer carne humana. Porém, assim que o Rugaru “provar” carne humana, ele se transforma fisicamente, adquirindo uma pele bastante pálida, toda enrugada,  dentes pontiagudos, e uma fome cada vez maior. A maldição é passada de pai para filho.
Como eliminá-lo? A única forma de exterminar o rugaru é incendiá-lo.

Metamorfo

É um ser mutante capaz de se transformar na cópia idêntica de uma pessoa, até mesmo em suas características mais profundas. Alguns afirmam que o metamorfo é um ser que já foi humano, mas foi mordido por um camaleão e ganhou habilidades transmórficas. Em algumas culturas, o Metamorfo é um presságio de morte iminente, a personificação da consciência ou contrário exato da pessoa que está copiando. Mas na maioria das histórias ele costumar matar pessoas e tomar o seu lugar, trocando de pele, apenas para realizar maldades antes de mudar de forma novamente. Enquanto a troca não ocorre, a vítima é mantida viva pois só assim o metamorfo consegue absorver lembranças, segredos, enfim tudo para poder assim imitá-la muito bem. O local onde a vítima fica é sempre um local meio escuro e escondido, como o esgoto.  
O monstro não costuma ser coerente em suas ações, sempre faz as coisas do jeito mais difícil apenas para se divertir. A única maneira de reconhecer um duplo é pela estranha luminescência que seus olhos emanam quando são vistos por dispositivos de vídeo.
Como eliminá-lo? Perfurar seu coração com uma bala ou faca de prata.

Mothman - Homem Mariposa

O Mothman (Homem Mariposa, Homem Borboleta ou Homem Traça) é uma  criatura sobrenatural que, segundo relatos, apareceu em Charleston e Point Pleasant entre novembro de 1966 e dezembro de 1967. A sua aparição está associada ao acontecimento de futuros desastres.

Relatos de aparições 
A criatura começou a ser vista em Ohio a partir de 1959, quando sobrevoou rapidamente o pátio de uma mulher. Ela disse parecer uma borboleta gigante e apenas se atreveu a mencionar o incidente para algumas pessoas.
Após essa visão, a criatura passou a ser vista com mais frequência em Point Pleasant, onde ganhou a notoriedade que se espalhou pelo mundo, sobretudo entre os anos de 1966 e 1967. Foi descrita como sendo uma aparição de olhos fumegantes vermelhos, um ser alado muito grande. Observações foram relatadas em Mason, Lincoln, Logan, Kanawha e Nicholas. A maior parte da população permaneceu cética, mas a histeria das testemunhas que se multiplicavam rapidamente era muito real.
Um dos casos mais notórios deu-se na tarde de 15 de Novembro de 1966, ao passarem de carro por uma fábrica abandonada de TNT perto de Point Pleasant, Virgínia Oeste, dois jovens casais avistaram os olhos enormes, de 5 cm de largura e 15 cm distantes um do outro, ligados a uma coisa que "tinha a forma de um homem, mas maior". Talvez entre 1,80 e 2,10 m de altura. E tinha asas grandes recolhidas nas costas. Os olhos eram hipnóticos, as testemunhas assentiram. Quando a coisa começou a mover-se em direcção à porta da fábrica, os quatro entraram em pânico e fugiram. Logo depois viram a mesma criatura perto da estrada. Ela abriu as asas, levantou voo e seguiu o carro, que àquela altura estava a 160 km/h.
Disse um dos quatro que "ele nem bateu as asas, ficava acompanhando-nos de cima". As testemunhas disseram ao xerife Millard Halstead que ela emitia um ruído de um disco tocado em alta velocidade ou um guincho de camundongo. E seguiu-os pela Rodovia 62 até a divisa da cidade de Point Pleasant.
A própria polícia da cidade de Charleston, Virgínia Oeste, recebeu uma chamada telefónica excitada de um certo Richard West às 10:15 da noite, na segunda, 21 de Novembro. O homem insistiu que um homem alado estava sentado no telhado da sua casa. "Tinha cerca de 1 metro e oitenta de altura e uma envergadura de asas de um metro e oitenta a dois metros e quarenta", relatou West. Disse ainda que "ele tinha uns grandes olhos vermelhos".
Alguns outros relatos também são coerentes como o fato de que perseguiu automóveis nas estradas e pessoas a pé.

Relações com profecias

No total foram descritas 26 observações documentadas com descrições do Mothman na Virgínia Oeste entre 1966 e 1967. Histórias semelhantes continuaram a ser descritas em Point Pleasant até 1969. Em Outubro de 1974 houve uma aparição, em Elma, Nova York.
Até o momento não existe um consenso entre os pesquisadores sobre o Homem Mariposa. A relação com a profecia de futuros desastres é algo não consensual, visto que ele não se comunicava verbalmente com as pessoas, pelo menos durante as observações. Entretanto, há relatos de visões esporádicas do ser antes de desastres, de acordo com John A. Keel, autor também do livro The Mothman Prophecies, de 1975. Inclusive existem relatos que a criatura foi vista nos dias que antecederam a outros acontecimentos trágicos no mundo, incluindo um terramoto na Cidade do México em 1985, o acidente nuclear em Chernobyl, em 1986 e a queda das Torres Gémeas em Nova York, em 2001.
As conclusões ainda não são definitivas e os estudos e discussões avançam.
Como eliminá-lo? Não se sabe como.